Magela confirma denúncia do JBO sobre redução de leitos de UTI em Ilhéus

Leitos cancelados funcionavam no Hospital de Ilhéus
Maurício Maron

Em primeira mão. Nos últimos dois dias, uma informação contida no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde chamou a atenção dos reporteres do Jornal Bahia Online. No card divulgado, os 55 leitos até então disponíveis de UTI para tratamento da Covid em Ilhéus, tiverem uma redução de cinco leitos. Inicialmente, o JBO achou que poderia ser um erro no momento da digitação. Hoje, o JBO insistiu e o secretário Geraldo Magela informou que, de fato, o número foi reduzido para 50. Hoje, todos os leitos de UTI estão ocupados, por sinal.

Segundo Magela, houve problema com a contratualização com o Estado. "O Ministério da Saúde deveria pagar pelos leitos de UTI que são contratualizados pelo Estado, mas não vem pagando", explicou. Os cinco leitos cancelados tinham sido autorizados pelo Plano Estadual e, de repente, cortaram, segundo o secretário. Os leitos estavam funcionando no Hospital de Ilhéus.

Quando da contratualização de 55 leitos, a Prefeitura de Ilhéus promoveu campanha nas redes sociais comemorando o feito. Os adversários consideraram, inclusive, que havia uma espécie de subliminar na propaganda, considerando que 55 é o número do PSD, partido do prefeito Mário Alexandre, candidato à reeleição. Ele negou. Chama a atenção, agora, que apesar da redução - um fato que interessa a toda a comunidade de Ilhéus - a mesma publicização não tenha sido feita para informar o número real de leitos na cidade.

Ilhéus chega nesta segunda-feira a 1.399 casos positivos acumulados da Covid-19. Isso significa dizer que, nas últimas 24 horas, 38 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Duas morreram. A situação torna-se ainda mais preocupante, já que 405 pessoas que apresentam sintomas aguardam o resultado do exame. 948 pessoas que contraíram a doença já estão totalmente recuperadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os dados são referentes ao boletim divulgado às 18 horas desta segunda-feira (29).